Site Logo

Sessão de encerramento da iniciativa decorreu na Sanjotec
Projeto MaisTec ajudou a transferir tecnologia para as empresas e a criar emprego

29-9-2020, S. João da Madeira     760


Com financiamento europeu no âmbito do Programa Portugal 2020, envolveu 43 empresas em cooperação com instituições de investigação.
A Sanjotec - Parque de Ciência e Tecnologia de S. João da Madeira e outras três prestigiadas entidades (ISQ, Universidade de Aveiro/Escola Superior Aveiro Norte e TecMinho) uniram-se para reforçar as condições de transferência de conhecimento científico e tecnológico para as empresas.

Ao longo dos últimos dois anos, esse consórcio desenvolveu o projeto MaisTec, na sequência da aprovação de uma candidatura a fundos comunitários do Portugal 2020, no valor de cerca de 700 mil euros. Um programa que abrangeu, nomeadamente, áreas das tecnologias de produção, polímeros, compósitos e materiais avançados, moldes e materiais, energia e habitat.


Na última quinta-feira, nas instalações da Sanjotec, realizou-se o evento de encerramento do projeto, que contou com a presença do Presidente da Câmara de S. João da Madeira, também Presidente desse parque de ciência e tecnologia, que é uma iniciativa estratégica do município sanjoanense para apoiar técnica e cientificamente a comunidade empresarial local e regional.


Jorge Vultos Sequeira sublinhou que o MaisTec entronca precisamente na missão da Sanjotec que é “conseguir que as boas ideias se transformem em empregos, em salários, em euros, em desenvolvimento industrial, económico e social”.


O projeto, que incluiu a realização de 18 workshops, envolveu 43 empresas em cooperação com instituições de investigação, tendo sido 24 as empresas apoiadas para introduzirem produtos novos no mercado, o que permitiu fomentar a criação de 390 postos de trabalho.

São números que revelam o contributo do projeto para aumentar o nível de competitividade da região norte e a criação de valor, o que se faz “através do conhecimento”, como afirmou, por seu turno, o Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira.



zibiz.net